Câmera e linguagem: Olympus Trip 35

Todo equipamento tem uma determinada linguagem associada. Mais do que aspectos técnicos muito específicos, ela será determinada por que tipo de pessoa tem a câmera e qual o uso que é feito dela. A Olympus Trip 35 foi uma típica câmera “familiar” usada nas décadas de 70 e 80. Hoje, ela é bastante utilizada por quem gosta de fotografar em filme com muita simplicidade e relativa qualidade.

A Trip só tem um tipo de controle, que é o foco. Há quatro posições fixas, em que se estima a distância entre o sujeito e a câmera: 1m, 1,5m, 3m e infinito. Há um anel de seleção de abertura, mas que só é utilizado no modo flash, no qual o obturador funciona em 1/40. Do contrário, ele é fixo em 1/250.

Sendo uma câmera pequena, leve, silenciosa e de fácil manuseio, mas com lentes Zuiko (f2.8, 40mm) de boa qualidade, a Trip permite uma grande liberdade e fomenta o uso criativo; não é à toa que muitos adeptos da lomografia a utilizam.

Como imagens falam mais do que palavras, alguns bons exemplos extraídos do Flickr. Algumas têm resolução suficiente para que se possa avaliar as características da lente.

Carsten aus Bonn
Carsten aus Bonn
Arthur John Picton
Arthur John Picton
Ronn "Blue" Aldaman
Ronn “Blue” Aldaman
André Mielnik
André Mielnik

E o sinal dos tempos: essas belas fotos podem ser feitas com uma câmera que pode ser encontrada por valores que vão de 50 a 150 reais.

Link para download do manual em PDF: Manual Olympus Trip 35 (em inglês)

17 comentários sobre “Câmera e linguagem: Olympus Trip 35

  1. Ol?.
    Achei muito boas essas fotos.
    Eu tenho uma olympus trip 35, eu estou procurando pelo manual dela. Voc? sabe onde eu posso conseguir? Eu estou com umas duvidas em rela??o ? ela, pois faz muito tempo q ela nao ? utilizada… se vc puder me dar uma for?a…
    Obrigado.

  2. Acho q se puder travar o obturador, é possivel acessar a lente por dentro da camera com um cotonete ou algo assim e limpar…. a minha tinha fungos na frente apenas, o que é raro acontecer…
    Boa sorte…

  3. Boa tarde!

    Tenho uma máquina modelo Olympus-35. Não sei como aproveitar todos os recursos que a máquina oferece.
    Se possível, quero o manual para aprender como melhor utiliza-la.
    Ficarei muito grato se puderem me ajudar.
    Do mais parbéns pela existência deste site.

  4. Olá !
    Eu tenho uma Olympus Trip 35 e gostaria de saber se existe uma lente objetiva para esta magnífica máquina.
    Caso exista, me indiquem algumas por favor.

    Grato,

    Rubens.

  5. Gostaria de saber quanto esta custando esta maquina para comprar, pois eu estou com medo que me roubem(em Salvador muito roubos de câmeras) , e eu gosto muito desta maquina, e se acontecer este infortúnio quanto sairia para comprar uma nova??

  6. Olá, tenho uma trip 35 comprada pelo meu avô na década de 70 mas hoje ela não abre o diafragma na hora de fotografar deixando uma sombra negra ao redor das fotos quando reveladas. Quero saber se há manutenção para esse modelo de câmera. Grato!!!

  7. Se me permite, vou responder ao Cládio Scherer:

    A Olmpus Trip não fotografa em meio quadro. A máquina que possibilita isso é a sua irmã; a Olympus Pen.
    Comprei uma por R$ 30,00 reais (deu prazer em pagar!!).
    As fotos estão saindo bastante embaçadas dado as condições de mau aconcionamento do equipamento. É possível até limpar a lente, mas vou deixar assim e tentar adicionar essa característica nas fotos com ela.
    Abraços.
    Silas.

  8. Tenho uma olympus 35 e gostaria de saber quais flashes eu posso comprar, já que não acho nenhum flash de olympus 35 que venda separadamente da câmera

  9. Olá a todos, tenho uma trip 35 e o manual. o peu pai usava um flash Maxwell modelo 330-H, mas deste so me restou o manual. Se encontrar um desses, deve funcionar bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *