Kiev 4

Ao término da Segunda Guerra Mundial, iniciou-se o processo de divisão da Alemanha e de apropriação de seu parque industrial por parte dos aliados para compensar as despesas da guerra. Uma das fabricas que teve seu maquinário confiscado foi a Zeiss Ikon, fabricante das câmeras Contax. O equipamento foi transferido para a fábrica Arsenal, em Kiev, na Ucrânia. A então União Soviética passou a produzir clones das Contax tendo como marca o nome da cidade em que a fábrica estava localizada.

A Kiev 4 é um clone da Contax II, sendo possível usar lentes e peças de uma em outra. a câmera faz parte da família das rangefinders, na qual o enquadramento é feito através de um visor independente da lente e a focalização consiste em sobrepor duas imagens projetadas por um sistema de espelhos. As rangefinders têm como características o tamanho e peso reduzidos, a operação mais silenciosa pela ausência de espelho atrás da lente e a questão da paralaxe, em que o que se vê no visor não é a mesma imagem produzida pela lente sobre o filme, ponto que praticamente inviabiliza o uso de teles longas.

A Kiev tem velocidades de operação de B a 1/1250, temporizador, fotômetro de selênio acoplado, operação manual, focalização extremamente precisa por conta da distância de 9 cm entre os visores do rangefinder e contato para flash. Originalmente vem com lente Jupiter-8M de 50mm e abertura máxima de f/2. Foi produzida entre 1958 e 1980, sendo que os dois primeiros dígitos do número de série indicam o ano de fabricação. A minha foi fabricada em 74, segundo essa lógica.

As Kiev 4 podem ser encontradas, em boas condições, por cerca de US$ 50 no eBay.

dscn9143.jpg

dscn9142.jpg

Algumas fotos feitas com a Kiev (e da Kiev) no Flickr.

Fontes:
Camerapedia.org
Photoethnography.com
Manual online no DVD Technik

Um comentário sobre “Kiev 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *