Workshop “Fotografia: desconstrução, realidade e interpretação”

Fotografia: desconstrução, realidade e interpretação
Workshop com Rodrigo F. Pereira

De 20 a 22 de maio
Período de matrículas: até 04 de maio

Sexta-feira: das 19h às 22h
Sábado: das 9h às 12h; e das 14h às 17h
Domingo: das 10h às 13h

Duração: 3 dias
Carga horária: 12 h/aula

Professor: Rodrigo F. Pereira

Rodrigo Fernando Pereira é formado em psicologia, com mestrado e doutorado na mesma área pela Universidade de São Paulo. Fotógrafo experimental, dedica-se ao estudo da fotografia enquanto disciplina teórica e mantém o site Câmara Obscura. Organizou duas publicações em conjunto com o Fotoclube f/508: Sentido Vago e Transformações.


 

O Workshop Fotografia: desconstrução, realidade e interpretação visa instrumentalizar os alunos na desconstrução do fazer fotográfico, através do estudo de autores como Vilém Flusser e Arlindo Machado. Serão realizadas saídas fotográficas com o objetivo de produzir imagens que denunciem a captura fotográfica e discutir os resultados em conjunto com o grupo.

Público-alvo:
Estudantes da área de comunicação visual e fotografia, fotógrafos profissionais ou amadores.

Requisitos:
.Câmera fotográfica;
.Para quem usa filme, trazer as fotos da saída de sábado reveladas no domingo.

Cronograma:

.20/05 (sexta-feira) – Das 19h às 22h
Apresentação do curso.

.21/05 (sábado) – Das 9h às 12h

Análise do processo fotográfico com base na leitura de três obras fundamentais: “A Ilusão Especular”, de Arlindo Machado; “Filosofia da Caixa Preta” e “O Universo das Imagens Técnicas”, de Vilém Flusser. Abordaremos a forma como a fotografia é construída para ser uma ilusão a partir da concepção de Machado, envolvendo truques como a perspectiva, o corte e o congelamento. Em seguida, será questionada a relação entre operador e aparelho, levantada por Flusser. Por fim, a inserção da fotografia nas redes de comunicação atuais, a partir da perspectiva da imagem técnica criada também por Flusser.

.21/05 (sábado) – Das 14h às 17h

Saída fotográfica orientada com o objetivo de produzir imagens que desconstruam a ilusão pretendida pela fotografia, através da subversão da captura fotográfica. O objetivo é produzir fotos não-convencionais, que incomodem, por quebrar com a uniformidade do discurso fotográfico apresentado pela propaganda e pelo jornalismo.

.22/05 (domingo) – Das 10h às 13h

Apresentação, pelos alunos, do material da saída do dia anterior, abordando as intenções e objetivos de cada produção. Identificação dos pontos em que o fotógrafo conseguiu romper com a linguagem predominante, produzindo pontos de partida para uma fotografia efetivamente criativa, segundo o que foi estudado na aula teórica.


Investimento:
R$ 360,00


Vagas limitadas.

Inscrições e maiores informações no site do F/508.

Um comentário sobre “Workshop “Fotografia: desconstrução, realidade e interpretação”

  1. Uma pena que eu não possa participar!

    Rodrigo, tenho uma oficina que ministrei na semana acadêmica do curso de design da estadual daqui no ano passado; chama-se “Recortes da Realidade: um olhar semiótico sobre a fotografia”.

    É muito mais básico e um tanto mais superficial que seu workshop, mas a temática é bem semelhante. Uso o conceito do Machado para desconstruir a fotografia enquanto índice, alguns exemplos históricos, e uma pincelada de técnica fotográfica, seguida por exercícios e análise das fotos produzidas.

  2. Tereza,

    Pena mesmo que você não poderá participar. Mas é bem interessante que a gente use referências semelhantes para discutir a fotografia com o mesmo foco. É bom saber que temos preocupações comuns. E o Machado é fantástico.

    Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *